Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2013

da semente








































Hoje transplantei estas plantas. Serviu de treino. O grande objectivo, passa por manter as árvores vivas. Pois a Akadama que adquiri numa promoção da Iberbonsai, é de baixa qualidade. Depois logo se verá. O material, foi obtido a partir de sementes, e cresceram num vaso bonsai. Assim, obteve-se um material de baixa qualidade. De qualquer forma, respeito as árvores. Gosto delas. Sempre as cuidei. Portanto procurei dar-lhes o melhor aspecto possível. Assim, desenhei um moyogi, uma árvore em estilo cascata (kengai) e uma floresta (yuse-ue). Todas precisaram de mais trabalho de formação. 6.3.14









































































































21.10.2013 troquei o arame. Ficou ligeiramente melhor. Procurei que o conjunto reproduzi-se a forma triangular do estilo e não fiquei longe.

Precisava de um corte. Experimentei moldar com arame, correu mal. Feri um tronco, vamos ver se se aguenta. mas tarde hei-de rir-me desta trapalhada de arame, que ainda para mais não é próprio para bonsai. Hei-de aprender.

Não sei que árvore é esta. Poderei dizer que é bela? Não sei. Não sei o que escrever, porque não sei escrever
 escrevendo
 não sei escrever?
 não sei pintar? pintando
 falar? falando

Não sei?

Só sei o que sinto e o que te escrevo
 e o que te falo
e o que te amo.

Não sei o tempo?

O que é o tempo
 que tu sabes que é? não sabes?

sabes... e queres saber diminuir-me até ao tamanho desta peça que desaparece no céu

e diminuir-me até aos lábios molhados do copo de verde que grita pela tua alma,
que sabe escrever o que queres escrever e pintar sem pintar o que queres mostrar.

 interromper o pensamento formatado para seres o que falas e que queres dizer e que falas e que te faz falar a toda esta velocidade que te traz a forma e a cor.

De que tens medo? o que tens para ter medo de quê? De que cor, de que traço? De quem tens de ter medo para escreveres o que sentes e o que não sentes

Estão lindas e tudo o que somos nesta mesa ficou, com a cor que sabemos dar nesta hora em que escrevemos e dissemos e devoramos sem medo do que aí vem... a toda esta velocidade....




respira fundo e sente a força que tens lá no fundo que não tens e continuas a escrever







Depois de um almoço de família em Silves no Retiro dos Mouros, a norte das muralhas do Castelo, apanhei as sementes das árvores que oferecem sombra aos carros. Fiz estratificação, deixando as sementes embrulhadas em papel de cozinha humido dentro de um saco de plástico e depois coloquei no frigorifico durante 15 dias.Semeei logo neste vaso várias sementes.
 Só agora estão a responder bem à adubação e a brotar com força. Sinceramente pensei que já não era possível fazer grande coisa com estas árvores mas depois desta resposta, do aparecimento de ramos novos, aguardo.

14.3.2010




Sem comentários:

Enviar um comentário