Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Doenças e Pragas mais comuns - Pulgões e Cochonilha



Felizmente aqui na minha varanda, a praga mais frequente é a cochonilha e o pulgão ou afídeos. Apesar de frequentes são fáceis de combater.

Os pulgões são pequenos insectos, de 1,5 a 3mm, que sugam a seiva as plantas. Normalmente atacam os brotos da planta, prejudicando o seu crescimento. As folhas normalmente enrolam-se sobre a página inferior e ganham a cor amarela. Para além destes sintomas, os pulgões, são disseminadores de vírus.


Estes insectos apresentam coloração variada, havendo espécies amarelas, verdes, vermelhos e pretos.
Na minha curta experiência tem sido suficiente, a pulverização com sabão potássico e óleo de Nime para controlar e eliminar a praga.
As Joaninhas (Coccinelídeos) são predadores naturais destes insectos, pelo que deveremos sempre procurar ter plantas que persuadam estes insectos. Para além das joaninhas, o Louva-Deus e os Sirfídeos ou mosca da flor também são perdadores. A Trichogramma é um parasitóide e também ajuda a controlar esta praga. 
A arruda (Ruta Graveolens) repele pulgões, pelo que é aconselhável a sua plantação junto das nossas árvores. Por outro lado o funcho (Foeniculum vulgare) ou o abrunheiro-bdravo (Prunus spinosa) constituem um refugio ótimo para sirfídeos (ou mosca das flores) que parasitam os pulgões ajudando ao seu controlo.


A Cochonilha é um parasita das plantas, podendo disseminar-se por várias órgãos das árvores. Também sugam a seiva das folhas, ramos ou troncos, debilitando a planta. Tal como os afídeos, também se designam comummente como um tipo de praga "melosa". Isto devido ao suco que emanam, após a alimentação, que as formigas agradecem e passam a manter uma relação simbiótica. Também  se apresentam sob várias formas e cores. Nas figuras abaixo apresentam-se a cochonilha preta e a cochonilha algodão. Também é muito frequente a cochonilha pinta vermelha.

Para tratar esta praga tenho utilizado pulverização com óleo de verão ou sabão potássico. As joaninhas e o Cryptolaemus (específico para a cochonilha algodão) são predadores naturais das Cochonilhas. Enquanto houver alimento para estes predadores, eles mantêm-se... depois de extinto o problema irão procurar nova refeição. Há lojas online que vendem estes predadores.


Plantas que atraem fauna protectora:
Pimpinella anisum L. (erva doce)
Coriandrum Sativum L. (coentros)
Cominum Cyminum (cominho)
Angelica Officinalis (Angelica)
Daucus Carota Sativa (cenouras)
Achilea millefollium l. (Milefólio)
Comos Bipinnatus (Cosmos)
Coreopsis lanceolata (Coreopsis)
Pelargonium sp (Gerânio perfumado)
Taraxaum offinale L. (Dente de leão)


Sem comentários:

Enviar um comentário