É difícil encontrar consenso relativamente à tradução da palavra japonesa Bonsai para português. Segundo Prescott (2002) a tradução directa é "árvore em vaso". Outros autores admitem bon significa "vaso" e sai "cultivar" (Ricci 1996). A ideia está lá mas a primeira parece-me mais correcta. Para desampatar Tomlinson (1996) admite a tradução de Bonsai como "bandeja baixa e planta". A palavra é originária da China e designa a arte que se admite ter iniciado há pelo menos 2000 a.c.. Em japonês são utilizados os mesmos caracteres que na china para escrever bonsai. Pois as primeiras árvores e técnicas foram oferecidas por aristrocratas chineses a diplomatas nipónicos que depois disseminaram a arte e acrescentaram técnicas e conhecimentos diferenciando-se mais tarde das técnicas e estilos artísticos chineses (Prescott, 2002). Pode ainda acrescentar-se que os artistas chineses mantiveram um estilo de árvore que remete a uma paisagem, em que podem incluir a presença de figuras, estilo que se pronuncia por "penjing" ou "punsai". Também o estilo de vaso utilizado pela arte chinesa é diferente comparativamente com os vasos japoneses.
Segundo Prescott (2002) os japoneses resumiram a arte aos aspectos naturais e aparentemente mais simples de uma árvore (tronco, ramos, folhas, proporção e a relação com o vaso) melhorando as técnicas de intervenção e manutenção. Estas técnicas possibilitaram por exemplo a modelação e manutenção de árvores ao longo de séculos. Como por exemplo:
Este pinheiro com 800 anos pertencente ao Mestre Kobayashi, exposto no seu jardim Shunkaen
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retirado de Bonsai Empire, 5.7.2013 |
ou este pinheiro com registos superiores a 500 anos que pertenceu ao clã Tokugawa pertencente à National Bonsai Collection
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Retirado de Bonsai Tree Gardener |
Os primeiros Bonsai terão sido introduzidos na Europa por volta do século XIX, após a Feira Mundial de Paris. Mas como os ocidentais não sabiam mantê-las, as plantas rapidamente morreram (Prescott, 2002; Tomlinson, 1996). Segundo Prescott (2002) foram os combatentes na segunda grande guerra que trouxeram as técnicas e as árvores como recordação e contribuiram decididamente para a disseminaçào da arte. Ao longo do século XX e XXI os praticantes aumentaram, os produtores aumentaram e a qualidade das árvores diminuiu (Prescott, 2002). Para obter uma boa árvore ou se escolhe um bom artista/produtor ou criamos a nossa própria árvore a partir da semente, de uma compra num viveiro ou apanhando da natureza (uma técnica a realizar com a certeza de um impacto minímo na natureza, com certezas de que a árvore sobrevive e que se respeita o proprietário do terreno). Dizer a esta altura que o Bonsai não é uma espécie de árvore, poderemos utilizar qualquer árvore/arbusto para desenvolver um bonsai, mas existem espécies mais apropriadas devido às suas características naturais como a qualidade do tronco, tamanho da folha e à adequação às condições atmosféricas onde irá ser colocada. Bonsai também não é apenas manter uma árvore num vaso, pois o Bonsai tem uma nota artística determinante, que aproxima as dimensões do bonsai às árvores encontradas na natureza e é também uma forma de expressão artística sendo necessário o conhecimento de técnicas e algum talento para desenhar uma boa árvore.
As notas e possibilidades artísticas de expressão e modelação das plantas, os conhecimentos científicos necessários para manter as árvores saudáveis, são por si uma excelente forma de aproximação, compreensão, regresso e contemplação ao que temos de mais precioso, a natureza.
David Prescott (2002) Manual do Bonsai. Editorial Estampa.
Ricci M. (1996) O cultivo do Bonsai. Girassol edições
Tomlinson H. (1996) 101 sugestões - Bonsai. Dorling Kindersley, civilização editores lda.
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