Páginas

terça-feira, 17 de junho de 2014

Jardim bonsai 15.6.14 #2

O meu ulmeiro chinês continua em desenvolvimento. Foi eliminado o primeiro ramo, com o objectivo de mostrar melhor o movimento do tronco. A copa será formada pelos ramos que ficam mais adiante.


Já a macieira recebeu uma intervenção mais branda. Foram cortadas folhas, que estavam excessivamente grandes. Assim, procuramos distribuir melhor a energia pela planta. Brotou fortemente um ramo, sobre a cicatriz de uma poda anterior. Infelizmente este ramo ganhou demasida força, em detrimento de um ramo mais antigo que pensámos poder ser o primeiro ramo. Preferimos podar e aramar o novo ramo, esperando a resposta da árvore. Mais tarde  faremo a selecção do ramo que fica.

Deixo a foto do Carlos Madeira, a trabalhar o seu Ficus Retusa. Eu gosto muito desta árvore, tem um tronco forte, que transmite uma idade avançada. Apesar de ter boas caracteristicas, recebeu uma poda rigorosa. Um trabalho de coragem. O Rui pretendeu baixar a copa, que tinha engrossamentos pouco estéticos. Por outro lado os ramostinham pouca conocidade e evoluiam de forma pouco proporcionada. Por isso...
Mas penso que no futuro, a árvore será muito melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário