o aluno persiste e avança. Persiste mais do que avança mas persiste.
O trabalho de ontem à noite. Re-envasar, aramar e podar esta figueira. Estilo literati. Infelizmente calculei mal a posição dos arames de fixação da árvore. tive de corrigir e arranjar uma má solução, colocando o arame no ponto em que os dois troncos se definem. O primeiro ramo da direita também terá de ser encurtado. Depois de engrossar receberá novo vaso bonsai.
domingo, 30 de outubro de 2016
terça-feira, 25 de outubro de 2016
novo re-envasamento, vaso de treino, longo caminho
sei qual o caminho que quero percorrer
simplesmente, custe o que custar
quero cumpri-lo acordado.
vaso de treino. Muito trabalho pela frente.
simplesmente, custe o que custar
quero cumpri-lo acordado.
vaso de treino. Muito trabalho pela frente.
sábado, 22 de outubro de 2016
"São Brás de Alportel"
Este Choupo (populus nigra?) estava num solo muito pouco drenante, era importante trocar o solo. Caso contrário poderia perder a árvore, que cresceu a partir de uma estaca. Tinha uma enorme massa de raízes, que dificultou imenso a retirada do vaso, a limpeza e selecção de raízes. Aproveitei para escolher a frente, re-orientar a árvore e fazer a primeira poda de formação. Deixei sempre dois brotos, para não correr risco de perder ramos. Há ramos muito direitos e sem conocidade, mais tarde tentarei corrigir (leca + akadama 50%-50%). Espero também provocar crescimento de ramificação para depois desenhar melhor a silhueta do bonsai. Daqui a 2 ou 3 anos, novo vaso, optei por manter neste vaso na perspectiva da árvore engrossar e desenvolver.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
a minha primeira figueira, no final da sua transformação
ficus carica, han-kengai, mame, vaso slovakia. Depois de ter deixado o Jardim da Rua das Acácias, está perto de atingir a sua forma madura.
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
cor de ferro
muitos foram os nossos passeios, à primeira capital do reino dos Algarves. Com a terra cor de ferro, sempre a ressoar o som das suas batalhas.
cor de ferro
muitos foram os nossos passeios, à primeira capital do reino dos Algarves. Com a terra cor de ferro, sempre a ressoar o som das suas batalhas.
VIII Congresso Nacional de Bonsai
O Algarve irá receber o Congresso Nacional de Bonsai, que irá receber as melhores árvores a nível nacional e também receber o contributo e o conhecimento de Salvador De Los Reyes sob a forma de demonstração. Um evento organizado pela Federação Portuguesa de Bonsai, pronto para receber todo o publico: desde os mais novos aos mais velhos, dos mais experientes aos iniciantes e curiosos pela arte Bonsai. Coloquem na vossa agenda., Dia 19 e 20 de Novembro, Lagoa, Algarve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)